Segunda fase do programa “Leite do Meu Filho” inicia atendimento dos novos beneficiários nesta segunda-feira, dia 19

18/03/2012 12:21

 

A Prefeitura de Manaus inicia, na segunda-feira (19), o cronograma de atendimento das crianças inscritas na segunda fase de cadastramento do Programa de Nutrição Infantil “Leite do Meu Filho”. A partir deste dia, as famílias farão o primeiro comparecimento às unidades de saúde, para receber o cartão magnético de identificação do programa, retirar o primeiro kit mensal com quatro latas de leite e, automaticamente, inserir as crianças no processo de acompanhamento médico periódico.


O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, disse que os pais devem ficar atentos à data e à unidade de saúde que devem procurar. “Estas informações estão no documento de inscrição entregue no ato do cadastramento, no Sambódromo”, frisou o secretário.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aproximadamente 3,6 mil famílias estão agendadas para atendimento na segunda-feira, nas 60 unidades de saúde onde funcionam os Centros de Distribuição Avançados (CDAs) do Programa “Leite do Meu Filho”. Deodato explica que, somente a mãe ou responsável legal, que fez o cadastramento da criança, poderá efetuar a retirada do cartão e do leite. É necessário apresentar CPF e Carteira de Identidade. Neste primeiro atendimento, a mãe/responsável legal também vai assinar um Termo de Responsabilidade, sobre o uso do produto que está recebendo para a alimentação da criança inscrita no programa. Ficará ciente, por exemplo, de que não poderá vender ou trocar a lata de leite por outro produto.


Atualização de documentos – Também a partir de segunda-feira, até o dia 30 deste mês, a coordenação do Programa “Leite do Meu Filho” estará com equipes de atendimento em oito unidades de saúde da Prefeitura, para fazer a atualização de cadastro das crianças que foram atendidas no Sambódromo, mas ainda estão com pendência de documento. “O foco principal deste período de atualização são as crianças de 3 a 5 anos, onde detectamos o maior número de ocorrências. Nosso objetivo é assegurar a oportunidade para que ingressem no programa”, frisou o secretário.


Na zona Norte, o trabalho de atualização estará concentrado na Policlínica Enfª Anna Barreto, localizada no Monte Sião; Policlínica Dr. José Antonio da Silva, que fica no Monte das Oliveiras; e Unidade Básica de Saúde Áugias Gadelha, na Cidade Nova I.


Na zona Leste, o atendimento será na Policlínica Dr. Comte Telles, no São José III; Unidade Básica de Saúde Dr. José Avelino Pereira, no Jorge Teixeira; e Unidade de Saúde Ambulatorial Dr. Alfredo Campos, no Zumbi.


Na zona Sul, a atualização de cadastro pode ser feita na Unidade Básica de Saúde Santa Luzia, no bairro do mesmo nome. Na zona Oeste, a Unidade Básica de Saúde Deodato de Miranda Leão, na Glória, é que fará o atendimento.


As fórmulas de complementação nutricional que as crianças inscritas no programa recebem, foram desenvolvidas dentro dos mais modernos e rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar. Na faixa etária de 0 a 6 meses – inscrição restrita aos casos de morte materna e mães com HIV –, os bebês recebem a fórmula do tipo 1; de 7 meses a 3 anos, a fórmula é do tipo 2; a partir desta idade, a criança recebe o leite integral.


Fique por dentro – O Programa de Nutrição Infantil “Leite do Meu Filho” foi lançado em agosto de 2011, como parte das Ações de Combate à Desnutrição e à Mortalidade Infantil executadas pela Prefeitura de Manaus. O programa não é de aleitamento materno. Mas foi concebido observando, rigorosamente, as diretrizes da Política de Estímulo e Apoio ao Aleitamento Materno, inclusive restringindo a inscrição de crianças menores de 6 meses – período da vida em que é recomendado o aleitamento materno exclusivo – aos casos de morte materna e a filhos de mães com HIV. A execução do programa foi precedida de processo nacional de licitação, na modalidade registro de preço. O programa foi elaborado por equipe técnica formada por nutricionistas, pediatras, enfermeiros e assistentes sociais.

 
Voltar